O Objetivo de um laudo de Vistoria de Vizinhança é constatar na data da vistoria, as características físicas, a existência de anomalias e as falhas nas edificações no entorno da obra.
O trabalho realizado pela VIAJACTA consiste no levantamento e contato com todos os envolvidos, para que seja realizada a vistoria com um laudo fotográfico bem detalhado. Nossa equipe prepara um laudo com todas as anomalias verificadas na vistoria, passando esse laudo para o cliente que a contratou. Em posse deste documento fica a critério do Contratante registrar no Cartório de Registro de Títulos e Documentos ou não, assegurando a mesma, tranquilidade com relação a uma ação por parte dos vizinhos.
Devido as grandes exigências atuais para a entrega de obra junto ao Sindico e comissão de vistoria a VIAJACTA tem feito um trabalho para as Construtoras e Incorporadoras no qual apresentamos um relatório informando todos os itens executados conforme memoriais descritivos e de vendas.
Este laudo consiste em uma primeira vistoria criteriosa em todas as partes comuns do empreendimento, onde são verificados os serviços realizados quanto a sua qualidade, sendo apontados através de relatório fotográfico os serviços em desacordo. Também são verificados os memoriais para ver se não existe qualquer incompatibilidade com os mesmos.
São testados todos os aparelhos para verificação dos mesmos quanto ao funcionamento.
A partir do relatório fotográfico é feito um laudo que será entregue a Construtora ou Incorporadora para os devidos reparos, onde numa segunda vistoria iremos verificar se os itens apontados foram resolvidos. Apresentando posteriormente um relatório com todos os itens fechados.
LAUDO TÉCNICO: opinião técnica emitida por um profissional legalmente habilitado sobre um determinado assunto de sua especialidade. (ABNT e CREA)
PERÍCIA JUDICIAL: opinião técnica emitida por um profissional legalmente habilitado sobre um determinado assunto de sua especialidade, acrescida de uma investigação em que são determinadas as causas e origens. (ABNT)
INSPEÇÃO PREDIAL: Vistoria da edificação para determinar suas condições técnicas, funcionais e de conservação, visando direcionar o plano de manutenção. (Ibape)
Com o grande número de obras financiadas por Bancos, prestamos um serviço em verificar o andamento dos serviços nas obras, versos o cronograma do banco para ver se os itens previstos para aquele mês foram atingidos, assim liberando os mesmos junto ao agente financiador.
Nessa etapa podemos analisar se a obra tem cumprido o cronograma estabelecido e se as execuções destes serviços estão dentro de uma qualidade aceitável fazendo assim um acompanhamento quanto:
– Qualidade da obra;
– Realizado x Previsto (Relatório);
– Verificar atuação quanto a compra de materiais de outras etapas a serem medidas no próximo mês;
– Relatório fotográfico de constatação dos serviços;
– Passar uma posição para o Banco com todas as informações necessárias quanto ao andamento e atraso caso tenha;
O objetivo é garantir a segurança das informações, provenientes das obras, através de um relatório objetivo e preciso evitando liberações de parcelas individuais sem estarem totalmente concluídas as etapas.
Também fazemos as avaliações de terrenos, e imóveis do Banco para futura venda.
Trata-se de um Laudo de Vistoria específica para unidades imobiliárias (residencial/comercial) em estoque, em condomínios já implantados.
Esta vistoria é específica porque visa apontarmos com antecedência se há alguma pendência antes de ser mostrada para um futuro proprietário/inquilino.
Podemos também realizar com nossa equipe os devidos reparos, para que estas unidades voltem ao seu estado original ou alguma solicitação de reforma com projeto específico. Temos todos os profissionais para estes serviços.
A Manutenção Predial é definida pela ABNT NBR 5.674, como:
“Conjunto de atividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificação e de suas partes constituintes a fim de atender às necessidades e segurança de seus usuários”.
Outra definição de Manutenção pode ser:
“(…) Conjunto de atividades e recursos aplicados aos sistemas ou equipamentos, visando garantir a consecução de sua função dentro de parâmetros de disponibilidade, de qualidade, de prazos, de custos, e de vida útil adequados”. (Profs. Viktor Mirshawka e Napoleão Lupes Almeida, ed. Makron-Books, fls. 14).
Verifica-se pelas definições acima expostas a importância de um Laudo de Manutenção de edificações.
O gerenciamento de obras tem como prioridade o atendimento do cliente quanto as metas estabelecidas, visando garantir o comprimento do prazo, qualidade, custo e segurança.
As atividades desenvolvidas no gerenciamento são:
– Aprovações e legalizações;
– Contratação e compatibilização dos projetos da obra;
– Orçamento da obra;
– Contratação da construtora, memoriais e planilhas para concorrência;
– Elaboração e acompanhamento do cronograma físico – financeiro junto a construtora contrada;
– Acompanhamento junto a área administrativa dos gastos da obra;
– Participando e dando opinião na cotação de preços quanto a insumos materiais e subempreiteiros, apresentando para o cliente um mapa equalizado e negociado para aprovação;
– Equipe especializada para acompanhamento técnico na obra na verificação dos serviços executados garantindo qualidade, custo e segurança dos mesmos;
– Procedendo a verificação dos serviços como cronograma pré-estabelecido;
– Verificando a qualidade dos materiais comprados se estão dentro das normas e especificações do memorial descritivo;
– Reuniões com a construtora, analisando os desempenhos da construtora;
– Liberando junto a construtora todas as medições que foram executadas, se estão corretas ou não, para que sejam pagas;
– Relatório mensal informando tudo sobre a obra, com relação prazo, custo e qualidade da mesma;
– Recebimento final da obra;
Todas as etapas do empreendimento gerenciadas pela Viajacta são registradas em farto material fotográfico que resultará em rico relatório de execução de obra.
São apresentados ao cliente todos os pontos positivos e negativos da obra e suas atitudes no sentido de zerar todos os pontos detectados.
A Viajacta presta serviço para o incorporador ou proprietário de fiscalização de obra, que consiste em uma pessoa qualificada que irá verificar os seguintes itens abaixo:
– Cronograma de execução dos serviços;
– Qualidade dos serviços executados;
– Verificação de gastos desnecessários quanto a execução dos serviços;
– Participação em reuniões na obra com todos os envolvidos;
– Ter a possibilidade de parar algum serviço que esteja sendo feito em desacordo com o memorial ou normas brasileiras;
– Verificar se as compras de materiais não estão subfaturadas, se tem um valor maior que o orçado;
– Verificar as etapas de serviços dando um start para inicio das mesmas;
– Verificar se as qualidades dos materiais empregados na construção estão dentro das normas brasileiras;
– Fazer um relatório mensal informando ao incorporador ou proprietário de todas as etapas da obra, com todos os problemas apontados e posicionamento da Construtora;
– Liberar para a incorporadora ou proprietário as medições mensais do andamento da obra para liberação de verbas;
– Acompanhar o agente financeiro nas medições da obra;
– Verificar toda a parte administrativa quanto a pessoal e notas fiscais quanto aos pagamentos;
– Nossa função é garantir a entrega da obra sem problemas por isso executamos um check list dos serviços executados que apresentam defeitos para serem sanados.
– Soluções Técnicas
– Soluções de Execução
– Prédios:
– Fachadas;
– Instalações;
– Manutenções prediais;
– Manutenções de apartamentos em estoque;
– Emissão de ART de reformas.